• Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Publicações

MESTRES DA GRAVURA - COLEÇÃO FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL 
 

O Atelier Documenta pesquisou durante um ano a coleção da Real Biblioteca Portuguesa composta por mais de 30 mil gravuras dos séculos XV ao XIX. O resultado desde profundo estudo derivou na criação da exposição que circulou o pais, em cinco capitais,  em comemoração aos 200 anos da Fundação Biblioteca Nacional e no livro composto por 240 páginas, contendo toda a pesquisa. A autora do livro Fernanda Terra, convidou a historiadora Lilia Moritz Schwarcz e as biblioteconomistas da FBN, Monica Carneiro Alvez e Mônica Velloso Azevedo para integrarem a publicação.  

 

Concepção do projeto e autoria: Atelier Documenta Fernanda Terra

Textos: Fernanda Terra, Renato Lessa, Lilia Moritz Scwarcz, Monica Carneiro Alvez e Mônica Velloso Azevedo

Edição Artepadilla, 2013

Co-edição Fundação Biblioteca Nacional/ Caramurê Publicações

Patrocínio GPE e CEP

Ministério da cultura e Governo Federal

1/33
SALVADOR: UMA ICONOGRAFIA ATRAVÉS DOS SÉCULOS 

 

Um mergulhou profundo no acervo da Biblioteca Nacional. A partir daí o Atelier Documenta concebeu e organizou a pesquisa, definiu a estrutura do livro, estudou e selecionou as obras raras iconográficas e a autora do livro, Fernanda Terra, redigiu textos reveladores sobre a iconografia da primeira capital do Brasil. Foram convidados dois grandes pesquisadores baianos para integrar o livro:  o arquiteto e urbanista, Franscico Senna, que descreve os aspectos da evolução da cidade e, Daniel Rebouças, historiador que analisa as relações humanas ao longo dos séculos.  

 

Concepção do projeto e autoria: Atelier Documenta Fernanda Terra

Textos: Fernanda Terra, Francisco Senna e Daniel Rebouças

Imagens: Jaime Aciole

Edição Caramurê Publicações, 2015

Patrocínio GPE - Global Participações em Energia

Ministério da Cultura e Governo Federal 

1/29
O OUTEIRO DA GLÓRIA. MARCO NA HISTÓRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

 

Publicação Oficial da Biblioteca Rio 450. Além de realizar a pesquisa iconográfica do livro,  o Atelier Documenta, apresenta uma analise minuciosa da produção iconográfica de  relevância histórica e artística  da Igreja da Glória e seus arredores, através do texto de Fernanda Terra, Nossa Senhora da Glória do Outeiro e seus arredores: uma representação iconográfica. 

 

Editora Arte Padilla, 2015

Patrocínio Empresas CONCREMAT soluções Integradas de engenharia

Prefeitura do Rio de Janeiro 

Autores: Fernanda Terra, Jorge de Souza Hue, Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, Flávio Ferreira, Luciano Cavalcante de Albuquerque, Maria Eduarda Castro Magalhães Marques.

1/36
O COLECIONADOR: ARTE BRASILEIRA E INTERNACIONAL NA COLEÇÃO BOGHICI
 

O Atelier Documenta realizou longa entrevista com Jean Boguici, um dos maiores colecionadores de arte do Brasil,  e  redigiu para o catálogo e para a exposição, a biografia dos artistas da vasta coleção. Exposição inaugural do MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro. 

 

Produção executiva: Aprazível Edições e Arte 

Museu de Arte do Rio de Janeiro, MAR - 2013

Texto: Fernanda Terra 

A ÓTICA DO INVISÍVEL - LUCIO FONTANA

 

O Atelier Documenta, através de Fernanda Terra, redigiu o catálogo da exposição de Lucio Fontana, no Centro Cultural Banco do Brasil, resultado de intensa pesquisa sobre a obra do artista

 

Curadoria: Paulo Herkenhof

Texto: Fernanda Terra

Centro Cultural Banco do Brasil, 2002 

1/17
O UNIVERSALISMO CONSTRUTIVO - JOAQUIM TORRES GARCIA 

O Atelier Documenta, através de Fernanda Terra, discursa sobre a obra construtiva universal de Torres Garcia, apresentando-o como um dos mais importantes artistas do século XX. 

 

Santa Art Magazine # 03, 2009

Editor: Sergio Mauricio

Texto: Fernanda Terra 

 

1/5
25